domingo, 29 de junho de 2014

Alimentos Industrializados

Os alimentos industrializados, possuem defensores como os alimentos naturais. Não sabemos dizer quem tem razão nesta briga, mas podemos examinar alguns destes produtos denominados pelos naturalistas como vilões do mundo moderno. Esta e uma briga que vai durar alguns anos, porque terá que ter um juiz imparcial, incorruptível, bem informado para dar a penúltima palavra, sim penúltima, porque a ultima será a sua de consumidor.
Mas convenhamos, o desconhecido nos intriga. Esta quantidade de produtos colocados nos alimentos, qualquer erro, poderá transforma-los em veneno, e bem sabemos dos absurdos encontrados nos alimentos, para que empreendedores tivessem lucros. Vejam o recente processo que acabou com a farra do "leite integral" do sul do Brasil. Não podemos colocar todos os empreendedores no mesmo saco, mas receamos estes "antes" nos alimentos. (Corantes, aromatizantes, espessantes, conservantes, adoçantes, antioxidantes, estabilizantes, acidulantes, flavorizantes...) Algumas pessoas, não se renderam: Plantam e colhem em suas hortas muitas vezes, minúsculas ou improvisadas. Entretanto uma grande parte destes consumidores, tem tantos compromissos, que não sobra tempo pra nada, tendo que ser práticos, e a industria resolve isto apresentando soluções.
Eis alguns alimentos que centralizam as polêmicas:



Salsicha (contém antioxidante e realçador de sabor) - São produzidos com conservantes nitritos e nitratos <carcinogênicos> .








Pudins e Iogurtes (Espessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante) - Os corantes e conservantes quando em excesso causam disfunções digestivas e metabólicas.








imagesHambúrguer (antioxidante, conservante, corante, estabilizante e realçador de sabor) - Aqui o vilão ainda está sendo investigado, os cientistas ainda não comprovaram se o glutamato de monossódico, um reforçador de sabor, se é carcinogênico.







Doces, balas e gelatinas (Aromatizante, corante artificiais e acidulante) Aqui as industrias, para atrair o olhar do seu consumidor, crianças, capricham nos corantes, que são os principais vilões suspeitos de causarem danos digestivos e neurológicos.






Podemos estar sendo vítimas de nossas próprias escolhas, e fica muito difícil decidir. Há muitos alertas que nos levam a meditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário